quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Marsupiais versus Plancentários. Anti aborto II

Caríssimo leitor, como é sabido os marsupiais não desenvolvem placenta e então nascem num estado pouco desenvolvido, acabando por se desenvolver na bolsa da progenitora, o marsúpio.

O canguru que é um marsupial (subclasse Marsupialia), a sua descendência nasce num estágio de desenvolvimento muito precoce, depois duma gestação de de 31 - 36 dias. Neste estágio, apenas os braços estão um pouco desenvolvidos permitindo-lhe que possa escalar para o marsúpio e acopular-se à teta, como mostra na imagem seguinte:

Figura 1 - Canguru recem nascido, no marsúpio, acopulado à teta.

Como se constata o canguru já nascido ainda está numa fase pouco desenvolvida, algo semelhante com esta imagem:

Figura 2 - Bébé por nascer. Embrião com 56 dias.

Mas os seres humanos não são marsupiais, são plancentários e levam um tempo de gestação superior, consequentemente a descendência nasce mais desenvolvida. Noutros animais plancentários como as ovelhas, os borregos poucos minutos depois de nascerem seguem a progenitora. Um bébé quando vem ao mundo só lhe falta falar e andar. Se um bebé nasce prematuramente vai para a incubadora onde completará o seu desenvolvimento, ou seja até se os seus orgãos se tornem viáveis/maduros para o mundo externo.

Se fossemos marsupiais em que estado nasceriamos?

Figura 3 - Desenvolvimento embrionário ( o.5'' = 1,3 cm 1.0'' = 2,5 cm)

Caro leitor, depois de ter comparado um canguru com um ser humano, ainda acha que um embrião com 56 dias (figura 2) pode morrer porque não pensa, não é nada, não passa de células? Um canguru com 36 dias já mama (figura 1) ! E um ser humano? Se não mama, vive e tem direito à vida. Segundo este site, http://standupgirl.com/web/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=91&Itemid=94, um bébé com 3 meses já dorme e sonha, tal como os adultos apresenta movimento oculares rápidos (rapid eye movement) REM.

E até tem coração!

web.lemoyne.edu/.../psy340.05.1.development.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Kangaroo


Sem comentários: